Contacto. Contact.




Nome. Name.

Email

Assunto. Subject.

Mensagem. Message.

About This Project

“UNO” é uma peça escultórica feita com restos de pneus e seus derivados. Esta peça foi concebida por Filippo Fiumani e João Mendonça (Luzíadas) com curadoria do Departamento (Bruno Pereira). Dá uma nova vida a materiais que já não cumprem a função para que foram criados. Com eles viajámos, explorámos, fomos mais longe, conhecemos mais sítios, descobrimos mais mundo. Como tal merecem uma homenagem e uma nova vida, uma nova função. Uma função de fazer reflectir e celebrar a vida através de uma peça de arte. Irá homenagear o ser humano no seu todo e dentro do todo: esta grande esfera redonda chamada Planeta Terra, onde todos deveremos viver como um UNO.

Curadoria: Departamento
Artista: Filippo Fiumani
Engenharia: João Mendonça (Luzíadas)

“UNO” foi desenvolvida ao longo do programa de inovação aberta, NextLap.
Materiais utilizados: Granulado de pneu, pneu usado, câmeras de ar usadas, plásticos, neon leds, ferro, placas mdf

Curadoria: Departamento
Artista: Filippo Fiumani
Engenharia: João Mendonça (Luzíadas)

Valorpneu e Genan, em conjunto com o parceiro de inovação, Beta-i, criaram o NextLap: um programa focado em soluções para os materiais derivados dos pneus em fim de vida – granulados e pó de borracha, têxtil e ferro. Foram contactados cerca de 600 inovadores por todo o mundo, tendo sido selecionados cinco para colaborar com os parceiros de indústria e desenvolver soluções inovadoras. As soluções encontradas vão melhorar a sustentabilidade da indústria aumentando a circularidade dos materiais em aplicações com volume de escala.

A peça UNO foi criada a partir da inspiração e criatividade geradas por este evento, e pela sua relação com a economia circular. UNO perpetua a urgência de pensar no consumo de forma consciente e em como a inovação pode trazer soluções para o fim de vida dos componentes de pneus, que ainda representam uma quantidade significativa de desperdício, mundialmente.