Contacto. Contact.




Nome. Name.

Email

Assunto. Subject.

Mensagem. Message.

About This Project

MANIfesto é uma instalação site-specific numas antigas catacumbas de Marvila. É aqui que tudo acontece, num ambiente que, já por si, parece ser místico e de outro mundo.

Na exposição, será possível encontrar várias obras em diferentes formatos. Algumas mais ligadas à pintura e outras mais experimentais que juntam a tecnologia ao desenho. Mas não acaba aqui. Será também possível encontrar peças de roupa únicas, customizadas pelo artista, motas custom, pranchas de surf, instalações e performances que serão reveladas apenas com a vossa presença.

 

MEMORIA DESCRITIVA
Num percurso que padece da luta pela sua própria sobrevivência, a obra de Fiumani é o resultado dos seus duelos em vários formatos. É desta maneira que se propõe a desafiar a dormência do pensamento e a conivência com a indiferença.
Perante ideologias sociais como o capitalismo, o fascismo, já confrontados pelos movimentos Punk, o Street Art e o Skate desde as suas origens, Fiumani transfere-se por indignação perante o consumo inconsciente, a ganância, a injustiça e os valores essenciais distorcidos na humanidade, mas encontra solução na desobediência e na filantropia.

Aliás, a indignação é uma constante na sua obra, embora não como um estado, mas sim como motor para a criação do artista. Ele potencializa-a enquanto virtude, um poder dos cidadãos que não são indiferentes. O mote da rebelião contra a injustiça.
O ódio esvanece-se na força dos traços desferidos em materiais reciclados, assemblados por técnicas que nos remetem ao DIY do punk, e ilustram da mesma maneira o processo de recolha e apropriação do desperdício de uma sociedade que recompensa a mediocridade e potencia o capitalismo.

 

Fiumani está profundamente embebido no universo do skate, do surf e das motas custom, referências que emergem em resultados que fundem a estética com o ativismo, numa vertente própria. A sobrevivência destes universos desde as suas origens, tal como o artista, depende da resistência às normas e da confrontação constante com os standards, da mesma maneira que a sua aplicação criativa perante uma envolvência e relacionando-se com ela.

MANIfesto é um grito para uma arte com propósito e mensagem, sem normas e contra o status quo. Propõe destruir o que pode ser considerado bonito, levantando questões para um mundo melhor.

 

BIOGRAFIA MANI

Filippo FIUMANI AKA MANI é um artista italiano nascido em 1987, em Loreto (Itália). Desde 2002 que desenvolve o seu trabalho artístico.

O seu extenso leque de influências — que vão do post punk, industrial, street art, tattoos, custom bikes, ate ao skate e ao surf– ajudaram-no a criar a seu próprio e único imaginário dentro da estética Lo-Fi. A sua abordagem com o DIY é baseada na sua raiz Skate/Punk,  que o impulsionou a falar sobre problemáticas sociais com alguma carga emocional e satírica. Os seus traços crus e a sua impulsividade advêm da urgência em comunicar pensamentos e mensagens.