Contacto. Contact.






    Nome. Name.

    Email

    Assunto. Subject.

    Mensagem. Message.

    About This Project

    “AZUL CALE””

    Uma peça de arte colectiva

     

    Esta peça de arte insere-se no projeto solidário Mãos com Vida, do Parque Nascente, Grupo Klepierre, que desde 2018 insere a comunidade e artistas locais na produção de exposições.

    O Departamento criou todo o conceito da peça “AZUL CALE”, desde o projeto à concretização final da peça.

     

    Esta peça é o resultado de dois workshops, que contaram com a participação de 20 pessoas, entre clientes, colaboradores e lojistas. Os participantes foram desafiados a passar o seu amor pela região para a arte através de desenhos e peças em plasticina. Foi a partir de todas estas peças, que nasceu uma incrível peça de arte coletiva, “AZUL CALE”, trabalhada e pensada aos olhos do curador Bruno Pereira, diretor artístico do Departamento, que foi o unificador da arte desenvolvida pelos participantes, para o projeto.

     

    “AZUL CALE” é uma peça com 25 metros, que se alinha do Piso -3 ao piso 2, tornando-se a maior peça alguma vez exposta no Parque Nascente. Composta por seis linhas que integram diferentes elementos ao longo de todo o seu comprimento, a peça é uma demonstração de amor à região composta por mais de 50 elementos suspensos

     

    O Conceito

    Segundo a história, Portus Cale, era uma antiga cidade da Galécia Romana situada sensivelmente na mesma região da actual cidade do Porto. Cale era também um assentamento localizado na Foz do Rio Douro, que desagua no Atlântico.

    Durante a Idade Média, a actual região doi denominada como “Condado Portucalense”, para a diferenciar do reino da Galiza.

    Ficou conhecida como “Porto Cale”.

    “Cale” em grego, quer dizer “Belo” que ganhou fama pela beleza do inigualável Rio Douro, mas também quer dizer “Quente” em latim. As versões são várias e nós optámos por fazer a nossa. Para os nossos clientes o Porto é azul e é belo, pelo que denominámos a nossa peça de arte Colectiva como “Azul Cale”, Azul Belo, como o Porto.

     

    A nossa “Azul cale” é uma peça que nasce da arte Colectiva, da Criatividade conjunta, sem barreiras e sem medos.

    Nasce de um amor incondicional pelo Porto. O Porto acolhedor, o Porto com sabor, com amor, o Porto ninho, o Porto saudade, o Porto do S. João, o Porto verdade, o Porto orgulho, um Porto que é livre, que é vida, que é a nossa vida. O Porto que é a tradição, que é o nossos coração.

    O nosso Porto Azul. Azul Cale.