Azul Cale, Arte Coletiva
no Parque Nascente

O Departamento fez a curadoria, conceito criativo e produção da peça Azul Cale, no Parque Nascente: uma peça de arte coletiva, composta por mais de 50 peças individuais, construídas em diferentes materiais e expostas ao longo de 25 metros suspensos.
A obra de arte coletiva foi exposta desde o piso 2 ao piso -3, tornando-se, assim, a maior peça alguma vez exposta no Parque Nascente. Composta por seis linhas que integram diferentes elementos ao longo de todo o seu comprimento, a peça é uma demonstração de amor à região composta por mais de 50 elementos suspensos.
O processo para se chegar à Azul Cale iniciou em meados de 2021. O Parque Nascente tinha como objetivo criar um espaço para celebrar e homenagear a sua comunidade, oferecer algo único e diferenciador que orgulhasse todos. Neste sentido, lançou o Projeto #ArteComTodos, integrado no âmbito do projeto #MãosComVida, englobado na sua política de Actforgood. Numa primeira fase desenvolveram-se 2 workshops, que contaram com a participação de 20 pessoas, entre clientes e lojistas do centro comercial, que foram desafiadas a exprimir o que sentem pela região do Porto através de desenhos e peças em plasticina. Destes workshops nasceram os vários elementos que compõe agora a peça em exposição.
A fase seguinte, envolveu o processo criativo de traduzir todos os elementos num único objeto de arte que pudesse ser exposto com a curadoria, conceito criativo e produção liderados por Bruno Pereira do Departamento.
Algumas das peças são palavras como Saudade, Amor, Tradição, Orgulho ou Vida. Outras remetem para monumentos da região, como as várias pontes sobre o Douro ou os Clérigos. Outras ainda são símbolos muito pessoais que os participantes do workshop quiseram evidenciar como lembrança da região.
Cada uma das peças foi pensada ao detalhe utilizando cores vibrantes que transmitem a energia, felicidade e leveza da região, entre elas o amarelo, o rosa-choque, o verde fluorescente e púrpura. Sem nunca faltar o azul tão tradicionalmente associado.
A peça tem o nome de Azul Cale: conta a história que Portus Cale era uma antiga cidade da Galécia romana situada na atual região do Porto. Durante a Idade Média, a atual região, foi denominada como Condado Portucalense ficando conhecida como Porto Cale (Cale em grego quer dizer Belo).